Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Catalisador automotivo reduz níveis de ozônio na atmosfera 

Printer Press Comunicação Corporativa 19/11/2015

O excesso de ozônio pode ser extremamente prejudicial à saúde. Pode agravar doenças respiratórias preexistentes, prejudica funcionamento dos pulmões e aumenta o risco de problemas  do coração, além de causar irritação nos olhos, garganta e infecções. 

O catalisador converte até 98% dos gases poluentes emitidos pelo motor, evitando a formação de ozônio pelas reações fotoquímicas da luz solar com os gases HC, CO e NOx. 
Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o equipamento transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. Normalmente o componente pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção conforme descrito no manual do fabricante. 


Como cuidar bem do catalisador do seu carro


- Catalisadores posicionados no assoalho do veículo, podem sofrer impacto  em lombadas ou buracos na pista e prejudicar o seu funcionamento. 
- Abastecimento com combustível adulterado e substâncias presentes em óleos lubrificantes de má procedência também podem comprometer a eficiência e durabilidade do componente. 

- Cuidado com catalisadores falsos. Utilize sempre peças homologadas pelo INMETRO, facilmente identificadas com a marca da instituição.
- A retirada do catalisador afeta o funcionamento do sistema de injeção e aumenta em até 20% o consumo de combustível. Além de ser uma infração de trânsito passível de multa.


“A função do catalisador é extremamente importante para a qualidade do ar e saúde da população, principalmente em grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é alta”, reforça Alexandre Achcar, gerente comercial da Umicore Brasil. “Ao converter em quase sua totalidade os gases nocivos em inofensivos, evita a formação do ozônio, que se dá pela combinação destes com o oxigênio do ar. Esta reação é potencializada pelos altos índices de poluição e elevada incidência de raios ultravioleta. Ambas as condições ocorrem com maior frequência em dias ensolarados.” 


 

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!