Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Preste muita atenção no cabo de vela

Portal AlltoPeças 19/11/2015

O cabo de vela é indispensável para o funcionamento do motor. Ele conduz a corrente elétrica da bobina para as velas de ignição sem permitir que haja fuga da energia, produzindo uma faísca sem falhas, que realiza a combustão perfeita. O cabo de vela é responsável também por reduzir as interferências eletromagnéticas nos componentes eletrônicos do carro.


Manutenção dos cabos de vela


E importante estar de olho em sua manutenção para não ter surpresas desagradáveis nas ruas ou nas estradas. O ideal é que a inspeção seja feita a cada 40 mil quilômetros (consultar o manual do proprietário), para conferir qual a recomendação da montadora.


Os desgastes mais frequentes no cabo de vela estão relacionados com a qualidade do combustível que é utilizado no veículo. Álcool e gasolina de má procedência podem gerar sérias avarias tanto para as velas, quanto para o cabo de vela. Além disso, o combustível de má qualidade pode superaquecer e carbonizar os eletrodos do seu carro.


Além disso, um sistema de vela com problemas também pode gerar furos na cabeça do pistão, o que também pode causar problemas e grandes despesas.


Outro problema frequente está no desgaste da borracha isolante, que pode gerar problemas com o sistema de ignição do veículo. Além disso, engasgos constantes, dificuldades para dar partida e alto consumo de combustível podem sinalizar o desgaste nos cabos. Consulte o seu mecânico, ele pode observar as condições do cabo de vela para identificar alguns problemas, como na injeção eletrônica, na passagem do óleo para os cilindros, que indica problemas com as válvulas.


Vantagens na troca dos cabos


É importante sempre trocar a peça do que tentar consertá-la. A troca faz com que o consumo de combustível volte aos níveis normais. Outra vantagem na troca você vai perceber no desempenho do carro, com uma ignição perfeita e boa performance.


E tem ainda a redução de riscos, como problemas nas partes elétricas podem acabar em perigosos curtos circuitos, que podem graves, tendo em vista que o carro é movido a líquidos inflamáveis.

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!