Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Três atitudes simples que beneficiam o catalisador

Printer Press 16/03/2017

Confira alguns cuidados básicos que ajudam a prolongar a vida útil da peça

Componente fundamental para reduzir as emissões de poluentes pelos veículos automotivos, o catalisador é desenvolvido para ter a mesma durabilidade do automóvel. Porém, de acordo com a Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País, é preciso realizar as revisões e manutenções do carro corretamente para que isso aconteça. 
Algumas atitudes simples do motorista e do reparador podem ajudar, e muito, a manter a integridade da vida útil da peça e, consequentemente, proporcionar alguma economia ao dono do carro. 

Confira as dicas da Umicore:

Usar combustível de qualidade

O catalisador pode ter a sua função comprometida pelo combustível de má qualidade. Isso ocorre porque o combustível adulterado não é 100% queimado na câmara de combustão. “Como o veículo não é preparado para trabalhar com essas substâncias indevidas, elas acabam chegando ao catalisador, alterando a superfície do componente e prejudicando a sua performance”, comenta Cláudio Furlan, gerente comercial da Umicore. 

Realizar a troca do óleo dentro do prazo 

Da mesma forma, substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor podem se acumular no catalisador e comprometer o seu desempenho se o óleo e o filtro não forem trocados dentro do prazo correto. “Isso faz com que o catalisador seja contaminado por elementos como o fósforo, zinco, cálcio e magnésio, que se acumulam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres, responsáveis por transformar até 98% dos gases nocivos em inofensivos”, diz Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Inspecionar as velas de ignição

Peça responsável pela queima da mistura ar/combustível, a vela de ignição, quando desgastada, pode prejudicar outros componentes. Isso porque, a vela deixa de queimar completamente a gasolina ou o etanol, que atingem o catalisador. Como o componente trabalha em altas temperaturas, a parte cerâmica da peça acaba derretendo ao entrar em contato com as substâncias. “Como a inspeção da vela é um procedimento simples, é recomendado que o motorista priorize esse cuidado para evitar problemas como esse”, explicam os especialistas da Umicore. 

Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e são essenciais no dia-a-dia. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para as tecnologias limpas, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e reciclagem. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2016, apresentou faturamento de EUR 2,7 bilhões e, atualmente, emprega 9.900 pessoas.

 

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!