Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Dicas para cuidar bem do ar condicionado do seu carro

Brisa Ar 17/11/2015

O sistema de ar condicionado automotivo, antes tratado como um mero opcional, presente apenas em automóveis de luxo, tem se tornando item imprescindível não somente em veículos leves de passeio como também em veículos pesados.

1. Se o veículo ficou exposto ao sol, abra a porta para deixar sair um pouco do calor, isso vai fazer com que o interior do seu carro resfrie mais rápido ao acionar o ar-condicionado. 

2. Evite ligar e desligar o motor do carro com o ar-condicionado ligado.

3. Evite ligar o ar condicionado com o motor em baixa rotação.

4. Para garantir a lubrificação e funcionamento do ar-condicionado, adote o hábito de liga-lo ao menos uma vez por mês. Assim a vida útil do equipamento será prolongada.  

5. Em caso de diminuição do rendimento, procure uma assistência técnica especializada para verificar a pressão do gás e evitar danos nos componentes.

6. Troque o filtro a cada 6 meses. Existem diversas opções no mercado, porém algumas opções muito baratas porem trazer prejuízos, podendo se desprender do alojamento e danificar em a turbina do ar.

7. A higienização da cabine reflete na qualidade do ar que você respira. Há duas maneiras eficientes para higienizar o veículo: com ozônio aplicado com temporizadores automáticos que variam de 15 a 60 minutos ou com um sistema de nebulização que produz uma névoa bactericida com uma agradável fragrância.

8. Aplique o gás refrigerante correto

O gás R12 teve a comercialização vetada em todo o mundo devido a sua composição atacar a camada de ozônio quando liberado na atmosfera.  Grande parte dos veículos produzidos até a década de 90 utilizava este tipo de gás. Se o seu modelo é deste período, saiba que é possível substituir o R12 pelo R134a: Faça uma limpeza interna completa do sistema, substitua o filtro secador (que fica impregnado com o lubrificante antigo de base mineral). O lubrificante utilizado em união com o R134a é de base sintética. A Dupont oferece uma família específica de gás refrigerante denominada Isceon Tm 9 Series, que se adapta na substituição.  Meça as pressões e temperaturas de trabalho, com a aferição da temperatura nos dutos de saída no painel. 

9. Se o seu carro não tem ar-condicionado, saiba que é possível instalar um sistema adequado para a marca do seu veículo. Consulte uma empresa especializada.

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!