Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Conheça os sintomas que identificam o desgaste dos amortecedores 

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa 26/04/2016

Os amortecedores são itens responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Por isso, rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas, bem como adiar a troca pode colocar em risco a segurança do veículo.
Alguns sinais podem indicar desgaste e o motorista deve ficar em alerta com relação à perda da estabilidade em curvas e pistas ruins, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e deterioração prematuro dos pneus.
Terrenos irregulares e esburacados podem encurtar a vida útil dos amortecedores. As más condições da pavimentação exercem mais impacto nos amortecedores e podem provocar o desgaste de seus componentes. Para garantir os amortecedores em bom estado, é importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas ou em ruas esburacadas, não rebaixar a suspensão e efetuar a manutenção preventiva do veículo. 
Ao efetuar a troca, é importante verificar o estado das molas e substituir coxins e batentes para não comprometer a eficiência dos amortecedores novos. “Como dica para prolongar a vida útil dos amortecedores, é importante manter  em dia o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas, não alterar geometria ou altura da suspensão, deixar coxins e batentes em bom estado.
A revisão preventiva do amortecedor, para verificação de itens, deve ser feita a cada 10.000 km após o veículo rodar 40.000 km ou quando houver algum sintoma que possa indicar desgaste (pneu desgastado de forma irregular, barulho, perda de estabilidade em curvas).  Optar por produtos novos, jamais recondicionados, e que contenham o selo do Inmetro, garantindo a qualidade dos amortecedores. O selo vem estampado na embalagem e gravado na peça. Exigir nota fiscal do produto e procurar uma oficina especializada para fazer o serviço. 
 
Sobre a Nakata:
A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.
A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.  
No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.
 

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!