Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Verão aumenta a importância do catalisador automotivo

Printer Press Comunicação Corporativa 22/12/2015

Embora formado por moléculas de oxigênio, a quantidade elevada de ozônio, gás que se forma com maior frequência no verão, pode ser prejudicial à saúde. A Umicore, principal fabricante de catalisadores e especialista em controle de emissões, alerta para a importância da checagem do catalisador, que evita a formação desse gás pelas reações fotoquímicas da luz solar com Hidrocarbonetos (HC), Monóxido de Carbono (CO) e Óxido de Nitrogênio (NOx). 

Esta reação é potencializada pela poluição e elevada incidência de raios ultravioleta. Ambas as condições ocorrem com maior frequência em dias ensolarados.O catalisador também transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em vapores inofensivos. “Por isso se faz tão importante, principalmente em grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é alta”, ressalta o gerente Comercial da Umicore, Cláudio Furlan. 

A exposição direta ao poluente pode agravar doenças respiratórias preexistentes, como a asma, prejudica o bom funcionamento dos pulmões e aumenta o risco de problemas circulatórios e do coração. Também causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas.
Revisão e manutenção
Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. Segundo a Umicore, a peça pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção deste, conforme descrito no manual do fabricante. 

No caso de catalisadores posicionados no assoalho do veículo, o impacto, comum em estradas de terra ou mal conservadas, pode prejudicar o seu funcionamento. O abastecimento com combustível adulterado e substâncias presentes em óleos lubrificantes de má procedência também podem comprometer a sua eficiência e durabilidade. 

A empresa alerta para os riscos do uso de catalisadores falsos. Além de ser uma infração de trânsito passível de multa, prejudica seriamente a qualidade do ar e a saúde da população. Muitas vezes também ocorre a retirada do catalisador, afetando o funcionamento do sistema de injeção eletrônica. A Umicore recomenda somente o uso de peças homologadas pelo INMETRO, identificadas com o logotipo da instituição. 

Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície, e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia a dia ou àqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença.  A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2014, apresentou faturamento de EUR 8,8 bilhões e, atualmente, emprega 14 mil pessoas.

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!