Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

7 cuidados ao instalar uma bateria 

Portal AlltoPeças 17/11/2015

A bateria acumula e transmite a energia elétrica necessária para que o veículo e seus equipamentos funcionem normalmente. Se a sua bateria sofreu alguma avaria ou parou de carregar, é hora de trocar. 

Verifique se a bateria é adequada para o seu veículo Antes de comprar uma bateria nova, consulte o manual do proprietário do seu carro e verifique o consumo de energia que ele demanda. Lembre-se de conferir o prazo validade.

Para trocar a bateria 

Procure um local ventilado para fazer a troca. A bateria tem substâncias químicas em seu interior e pode liberar gases de ácido sulfúrico no processo. Nunca vire a peça, pois há perigo de vazar ácido. 

Desligue o automóvel e todos os componentes elétricos como faróis, limpadores de para-brisas, som e qualquer outro instrumento do carro antes de executar a troca de bateria. 

Remova a bateria antiga

Desconecte o cabo de aterramento da bateria (aquele cabo que está ligado ao bloco do motor ou à lataria do automóvel). Em seguida, remova o cabo que está engatado no sistema elétrico do veículo. Essa sequência é importante para evitar curto e estouros da peça. Retire o dispositivo de fixação da bateria e remova a bateria antiga de sua bandeja.

Coloque a bateria nova

Verifique se os contatos e terminais dos cabos estão limpos. Caso precisem de limpeza, use água fervente com bicarbonato de sódio para remover oxidação e ou sinais de desgaste. Lubrifique com graxa ou vaselina e depois coloque a nova bateria na bandeja de fixação. Observe se não há nenhum objeto (como porcas e parafusos) entre a peça e o suporte, pois eles podem fazer a bateria ficar frouxa na bandeja. Fixe a bateria e conecte os cabos.

Prenda com firmeza a bateria no seu suporte, em posição que os cabos alcancem os respectivos terminais onde serão conectados. Conecte primeiro o cabo de polo positivo (+) e aperte-o. Depois conecte e fixe o cabo de polo negativo (-). Fique atento, porque a inversão dos cabos pode acarretar problemas ao sistema elétrico do carro e até causar explosão.

Teste o sistema elétrico

Dê a partida no veículo e teste os componentes que precisam de energia para funcionar.  Se a instalação tiver sido bem-sucedida, todos os equipamentos do carro estarão funcionando normalmente. Fique atento para o possível fato de haver fuga de corrente ou problemas de funcionamento em algum componente.

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!