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6 passos para resolver o problema no  eixo comando de válvulas e kits 

Portal AlltoPeças/AplicResolit 19/11/2015


1.    Verifique no eixo velho a letra que está estampada na face do comando (lado da chaveta), para aplicar a peça certa.
2.    Limpe bem o cabeçote, principalmente os furos do alojamento dos tuchos hidráulicos, para não haver entupimento.
3.    Limpe bem o cárter do óleo, pois as peças velhas deixam partículas de metal em suspensão no óleo, que podem entupir os tuchos e ocasionar desgaste prematuro nas peças.
4.    Troque o óleo do motor e o filtro de óleo.
5.    Nunca misture no motor óleo sintético com óleo mineral.
6.    Apesar da extremidade do eixo comando ser chanfrado, tome cuidado para não danificar o retentor.

Como fazer a troca?
•    Retire o alojamento do comando (gaiola) do cabeçote, coloque-o sobre uma superfície plana e introduza nele o eixo comando novo, girando-o com a mão. Caso não gire, comprova o empenamento do alojamento (gaiola).
•    Uma vez retirado o alojamento (gaiola), coloque uma régua metrélica perfeitamente reta sobre a parte superior do cabeçote e verifique se está empenado. A tolerância máxima admissível de empenamento é de 0,02 mm num cabeçote usado, acima desta tolerância a possibilidade de quebra do eixo comando é quase certa.
•    Procure uma empresa especializada em cabeçotes para a recuperação, mas preste atenção: o cabeçote deverá estar perfeitamente alinhado em ambos os lados.
•    Coloque sobre o bloco do motor (como se fosse uma montagem normal) juntas, parafusos, etc..., mas sem os balancins, escoras e tuchos.
•    Aperte os parafusos com 50% do torque necessário e tente girar o comando (usando uma chave de fenda na chaveta). Se não girar livremente, o cabeçote continua empenado e poderá ocasionar a quebra do eixo comando.
•    Aperte os parafusos na sequência indicada abaixo e gradativamente: (2,50 kgm ou 18 Ibf. pé).
Atenção: Após o aperto especificado, gire o parafuso mais 180°, em 3 etapas (60°+ 60° + 60°), tomando como referência as arestas do sextavado da cabeça do parafuso. O aperto final do torquímetro deverá ser 6,5 a 7 kgm.

Montagem
- Troque os balancins e as escoras (a troca é necessária na substituição do eixo comando). 
1.    Não use peças novas com usadas.
2.    Troque a válvula de retenção do óleo, pois se não estiver vedando, o óleo descerá para o cárter e quando o motor for novamente ligado, todos os componentes do cabeçote trabalharão a seco, provocando atrito e o desgaste prematuro das peças.
3.    Coloque o óleo aditivado di-tiofosfato de zinco sobre os cames do eixo comando e sobre os balancins.
4.    Nunca efetue a montagem do eixo comando e dos balancins com os tuchos travados, poderá haver a quebra dos balancins.

Dica:
•    A quebra do eixo comando de válvula (Monza, Corsa e Chevette), somente ocorre quando a parte superior do cabeçote ou alojamento do comando (gaiola) estiverem empenados.

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