Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Qual é o óleo lubrificante ideal para o meu carro? 

Portal AlltoPeças 17/11/2015

A função do óleo é lubrificar as peças metálicas do motor e evitar o contato direto entre elas, além de refrigerar o conjunto. A composição dos lubrificantes é feita por óleos básicos e aditivos. De acordo com a composição destes óleos básicos, os lubrificantes serão classificados em minerais ou sintéticos.

Sintéticos

Os óleos sintéticos são obtidos por meio de reações químicas e o processo permite maior controle de suas propriedades. Os lubrificantes sintéticos demoram mais para envelhecer, são mais estáveis e de melhor qualidade.

Semi-sintéticos

Os semi-sintéticos combinam óleos sintéticos e óleos minerais, sem que haja perda das melhores propriedades dos compostos sintéticos, tornando o produto mais barato.  

Minerais

Os lubrificantes minerais são elaborados por meio de processo de refino dos componentes do petróleo e compostos pela junção destes hidrocarbonetos. Seu custo costuma ser mais barato.

Qual o óleo lubrificante certo para seu carro?

Existem algumas classificações como viscosidade, ACEA e API, além das diferenças dos próprios fabricantes dos veículos. O manual do proprietário do seu veículo informa o tipo exato da especificação que você deve utilizar. Siga fielmente a recomendação.

Mantenha o nível do óleo

O óleo de seu automóvel pode queimar ou mesmo evaporar. Por isso, fique atento ao nível do lubrificante. Para conferir o nível do óleo, dê uma olhadinha na vareta de verificação antes de ligar o veículo. O óleo nunca deve ficar abaixo do nível mínimo e é importante completá-lo enquanto não for necessária a da troca de óleo.

Quando trocar o óleo?

No manual do proprietário do seu veículo consta o período no qual o óleo lubrificante deve ser trocado. Neste caso, o nível do lubrificante não pode ser simplesmente completado, mas sim esvaziado todo o recipiente e depois abastecido com um produto novo. 

Não misture

Cada marca possui uma tecnologia diferente. Para acertar na escolha do lubrificante para o seu carro não é recomendado misturar óleos de marcas diferentes, mesmo que eles tenham a mesma classificação.

Muita atenção!

Se a luz de emergência já estiver acendendo no painel, significa que o nível do óleo está abaixo do nível indicado. Neste caso, é importante completar com o óleo que estiver disponível no momento. Entretanto, assim que possível, você deve substituir todo o óleo e colocar o recomendado no manual do proprietário. Fique atento para não comprometer o desempenho do seu motor, desgastar as peças e diminuir a vida útil de seu veículo.

Outra dica importante é sempre observar o piso onde o veículo fica estacionado, para verificar possíveis vazamentos. A atenção deve ser redobrada após realizar a troca de óleo, pois o recipiente pode não ter sido fechado adequadamente.

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!