Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Como transportar a bicicleta?

CESVI 14/03/2016

Como transportar a bicicleta?

Quando você precisa transportar a bicicleta no automóvel, deve se atentar a algumas regras, pois esse transporte deve ser feito de forma adequada para não causar transtornos durante a viagem.

O transporte de bicicletas pode ser feito de formas diferentes – dentro e fora do veículo. Mas, dentro dessas alternativas, como proceder corretamente?

Dentro do veículo
Para os veículos que possuem espaço para o transporte na parte de dentro, lembre-se sempre de prender os objetos, rodas, garfo e quadro da bicicleta. Se for transportá-la montada, lembre–se de amarrá-la. Como normalmente a bicicleta transportada dentro de veículo é colocada com o banco traseiro rebaixado, ela deve ser fixada de forma eficiente para que, em caso de colisão, não se desprenda e atinja os ocupantes que estão nos bancos da frente.

Fora do veículo
Quando a bicicleta é colocada em suportes fora do veículo, as recomendações são outras.
Se utilizar suportes de teto, verifique a altura total do veículo (veículo + suporte + bicicleta) para não se enroscar em placas de sinalização, garagens, entre outros limites. Além da questão da segurança, isso pode danificar o teto do seu carro.

Para suportes na traseira do veículo, não é permitido cobrir a placa e as luzes da lanterna, e o suporte também não pode ultrapassar a largura do veículo. Em relação a isso, é possível desmontar alguma parte da bicicleta para que não ultrapasse o limite da largura. No caso da cobertura das lanternas ou placa traseira, instale lanternas e placa sobressalentes, que devem estar presas ao suporte. A placa não precisa estar fixada ao veículo, deve ficar no suporte. 

Multa
No caso das placas e luzes estarem encobertas, caracteriza-se infração gravíssima, somando 7 pontos na carteira de habilitação. Já o transporte que ultrapasse as medidas do veículo é considerado infração grave, somando 5 pontos na carteira.

Assegure-se de que a bicicleta está realmente bem presa. Objetos que se soltam dos veículos podem causar acidentes, além de ser infração gravíssima, somando 7 pontos na CNH. 

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!