Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Saiba o motivo do bico de pressão ser tão importante quanto o pneu

Conversion 21/12/2015

Por Carlos Molina
Calibrar os pneus do carro é fundamental para manter a estabilidade do veículo, não sobrecarregar as rodas e garantir a sua durabilidade. Por isso, é importante ter a certeza de que a calibragem está sendo feita de maneira adequada e se será capaz de oferecer os valores de pressão exigidos pelos pneus.
 
O bico de pressão é o dispositivo que permite que o pneu seja calibrado sem vazamento pelo mesmo caminho de entrada do ar. Quando o pneu está cheio e em sua condição normal, a quantidade de ar presente nele pressiona a válvula e garante que não haverá vazamento, diminuindo a pressão.
 
Quando há inserção de ar, a força exercida na válvula é suficiente para empurrá-la permitindo a entrada do ar no pneu. Caso os pneus estejam muito cheios, basta pressionar a haste da válvula e, com isso, haverá a liberação do ar.
 
Por ser feito de borracha e sofrer ação do tempo, temperatura, umidade, pressão e principalmente suportar a força centrífuga exercida pelo girar da roda, ele desgasta. O bico de pressão tem o mesmo tempo de vida útil do pneu. A cada troca de pneu, deve-se também trocar o bico de pressão.
 
A troca dos bicos no momento da troca dos pneus evita que um bico de pressão velho, desgastado e ressecado estoure ou vaze fazendo com que se perca o pneu e/ou até cause acidentes graves. A tampa do bico de pressão também tem extrema importância. É ele que garante a estanquicidade e proteja de pó, sujeira, areia, etc, garantindo o funcionamento adequado da válvula.
 
A maioria dos pneus são balanceados na fábrica e tem indicação de qual posição deve estar o bico na relação Roda x Pneu. Depois de instalado, deve ser balanceado novamente. Isso garante o equilíbrio do conjunto evitando a trepidação quando o veiculo ganha velocidade garantindo a estabilidade do mesmo.
 
Por isso, a checagem deve ser periódica e feita de maneira correta, utilizando tanto a observação das posições do pneu quanto um equipamento medidor de pressão. Verifique também qual deve ser a pressão para o tipo de veículo e para o peso que está sendo transportado.
 
É muito importante ressaltar que a quantidade de pressão a ser calibrada não é a que está na lateral do pneu, esta informação serve somente para indicar qual a calibragem máxima que aquele pneu suporta sem deformar ou estourar.
 
A calibragem ideal está indicada no manual do veículo e, em vários casos, impresso num adesivo na lateral da porta do motorista.

Carlos Molina é diretor de e-commerce da KD Pneus.
 
Sobre a KD Pneus
Fundada em 2007, por dois primos que enxergaram o crescimento da internet no Brasil e a oportunidade de um ramo ainda pouco explorado no segmento online. Nascia a KD Pneus. A KD Pneus atende todo território nacional e vende todas as marcas, nacionais e importadas. Também nos especializamos, ao longo desses anos, em pneus originais de fábrica e em medidas específicas e especiais. 

Veja também
Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!