Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

LÍDERES DO SEMESTRE

Fernando Calmon 13/07/2017

LÍDERES DO SEMESTRE

Foi uma surpreendente recuperação do mercado brasileiro, acima da esperada. Nos primeiros seis meses de 2017 as vendas cresceram quase 4% em relação ao mesmo período de 2016. A média diária de comercialização no mês passado superou 9.000 unidades pela primeira vez este ano. Por enquanto os bons resultados concentraram-se nas vendas corporativas, mas o segundo semestre historicamente costuma ser melhor que o primeiro.


Apesar de o consumidor tradicional do varejo, que sustenta o mercado saudável, continuar retraído, o tombaço da inflação abriu espaço para algumas reduções de preços nominais. Os preços reais (descontada a inflação) já estavam estáveis ou em queda.


Outros fenômenos do primeiro semestre: modelos há mais tempo em produção com motores de baixa eficiência energética estão definhando; stations, crossovers puros e esportivos apresentaram encolhimento de até mais de 50% (curiosamente, carros esporte de verdade aumentaram as vendas em 42% puxados pela Porsche); SUVs médio-compactos deram um salto graças ao sucesso do Compass que inibiu até o desempenho do Renegade (conforme a Coluna previu).


Assumiram liderança no nosso ranking Fusion, Mercedes-Benz SLC, Porsche 911 e Compass em relação a dezembro de 2016. Jaguar aparece duas vezes com o sedã XF e o SUV F-Pace. Creta também é outro destaque.


Classificação da Coluna soma hatches e sedãs da mesma família, independentemente do nome do modelo. Sedãs com entre-eixos de significativa diferença classificam-se à parte (Grand Siena, Logan, Etios e outros). Base é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Citados apenas os modelos mais representativos e pela importância do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.


Compacto: Onix/Prisma, 21%; HB20 hatch/sedã, 12%; Ka hatch/sedã, 10,4%; Gol/Voyage, 9,9%;  Sandero, 7%; Mobi, 4,6%; Fox, 3,8%; Etios hatch, 3,75%; Uno, 3,7%; up!, 3,3%; Etios sedã, 2,7%; Palio, 2,5%; Grand Siena, 2,4%; Cobalt, 2,1%; Logan, 2%; Versa, 1,6%; Fiesta hatch/sedã, 1,54%; March, 1,5%; City, 1,4%. Dupla líder continua a crescer.


Médio-compacto: Corolla, 38%; Civic, 19%; Cruze hatch/sedã, 15%; Golf/Jetta, 7%; Focus hatch/sedã, 6%; Sentra, 2,8%; C4, 2,5%. Corolla imbatível.


Médio-grande: Fusion, 30%; Mercedes Classe C, 28%; BMW Séries 3/4, 25%. Fusion retoma liderança.


Grande: Mercedes Classe E/CLS, 45%; BMW Série 5/6, 27%; Jaguar XF, 10%. Mercedes segue sossegado.


Topo: Mercedes Classe S, 42%; BMW Série 7, 28%; Chrysler 300 C, 12%. Líder tradicional.


Esportivo: Mercedes SLC, 30%; Subaru WRX, 29%; Audi TT, 20%. Briga acirrada.


Esporte: 911, 43%; 718 Boxster/Cayman, 27%; BMW Z4, 14%. Domínio Porsche.


Station: Weekend, 71%; Golf Variant, 13%; SpaceFox, 9%. Resultado imutável. 


SUV compacto: HR-V, 20%; Renegade, 15,6%; Creta, 15,2%. Honda aguentou o tranco.


SUV médio-compacto: Compass, 53%; ix35/Tucson, 16%; Audi Q3, 5%. Compass arrasou.


SUV médio-grande: SW4, 63%; XC60, 11%; Pajero Full/Dakar, 9%. Toyota mais que tranquilo.


SUV grande: Trailblazer, 35%; Mercedes GLC, 9,6%; Jaguar F-Pace, 10%. Avanço do líder.


Monovolume pequeno: Fit/WR-V, 54%; Spin, 32%; C3 Aircross, 12%. Ficou fácil.


Crossover: ASX, 53%; Range Rover Evoque, 36%; Freemont/Journey, 9%. Sem mudanças.


Picape pequena: Strada, 43%; Saveiro, 36%; Montana, 11%. Strada: menos fôlego.


Picape média: Toro, 34%; Hilux, 22%; S10, 20%. Liderança se consolida.

 

RODA VIVA

ANFAVEA revisou para cima as previsões para 2017. Em relação ao ano passado, a entidade agora espera crescimento das exportações de 35,6% e da produção, 21,5%. Números realmente estimulantes para aliviar capacidade ociosa na indústria. Quanto ao mercado interno vai esperar mais um mês para sentir a temperatura política em Brasília: manteve mais 4% sobre 2016.


NISSAN iniciou produção do Kicks nacional não apenas com uma versão de entrada e câmbio manual por competitivos R$ 70.500. O SUV compacto já havia surpreendido ao oferecer pacote tecnológico bem acima dos concorrentes locais. Agora se superou com alerta de colisão e assistente inteligente de frenagem. Desempenho é bom, apesar da potência limitada: compensa pelo baixo peso. Câmbio CVT, porém, mostra limitações.


PRODUZIR oito milhões de unidades de um único modelo é marco de respeito em qualquer mercado. No Brasil o Gol conseguiu esse feito desde 1980, quando foi lançado ainda com motor arrefecido a ar. Depois liderou vendas no País por 27 anos consecutivos, feito inédito. Hoje voltou ao posto de automóvel de entrada da Volkswagen, posicionado pouco abaixo do preço do subcompacto up!.


PETROLÍFERA estatal da Argentina, a YPF, está de olho grande no mercado brasileiro de óleos lubrificantes. Chegou a ter 3,5%, baixou para 2% e pretende voltar a crescer. Segunda a empresa, duas décadas atrás os lubrificantes tinham cerca de 5% em volume de aditivos. Hoje chegam a 25% na linha de topo, os sintéticos. A formulação é segredo de estado para essas companhias.

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
 
 

LÍDERES DO SEMESTRE
Veja também
Japão faz suas apostas
Japão faz suas apostas por Fernando Calmon em 03/11/2015

Alta Roda nº 861  03.11.2015

HILUX SOBE DE NÍVEL
HILUX SOBE DE NÍVEL por Fernando Calmon em 10/11/2015

Alta Roda nº 862  10.11.2015

ERROS E ACERTOS por Fernando Calmon em 20/10/2015

Alta Roda nº 859    20.10.15

AJUDA EM BOA HORA por Fernando Calmon em 08/12/2015

Alta Roda nº 865   01.12.2015

SEGURANÇA COM MAIS FORÇA por Fernando Calmon em 28/01/2016

Alta Roda nº 873 - 26/1/16

UMA BOA ISCA por Fernando Calmon em 29/02/2016

Alta Roda nº 877 - 23.02.2016

AJUSTE DAS VELAS por Fernando Calmon em 04/03/2016

Alta Roda nº 878  01.03.16

Alta Roda nº 880 15.03.2016 por Fernando Calmon em 17/03/2016

VISÃO CENTENÁRIA

Conflito de Preços por Fernando Calmon em 26/04/2016

Alta Roda nº 885   19.4.2016

CICLO DE RENOVAÇÃO por Fernando Calmon em 26/04/2016

Alta Roda nº 884   12.04.2016

Alta Roda nº 886 26.04.2016 por Fernando Calmon em 03/05/2016

PREGAR NO DESERTO

DIFERENÇAS SUTIS por Fernando Calmon em 20/05/2016

Alta Roda nº 889   17.05.2016

CAMINHO ABERTO por Fernando Calmon em 07/07/2016

Alta Roda nº 896 -  05.07.2016

Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!