Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Alta Roda nº 930 28/2/17

Fernando Calmon 02/03/2017

Alta Roda nº 930 — Fernando Calmon — 28/2/17

UM QUADRO DE GIGANTES

Entre os grandes desafios da indústria automobilística mundial está a tendência de consolidação. Em outras palavras, fusões, aquisições, alianças e acordos para tornar o negócio sustentável a longo prazo. Essa coluna comentou, em mais de uma oportunidade, que o quadro atual de grandes grupos controlando várias marcas ainda passará por modificações.
Afinal, os investimentos para diminuição de consumo (por consequência de dióxido de carbono – mais conhecido por CO2, um dos gases de efeito estufa e mudanças climáticas), controle de emissões de gases regulamentados (monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) e maiores exigências de segurança veicular ativa e passiva vão demandar imensos recursos financeiros. Sem contar gastos com hibridização e eletrificação.
Mais recentemente os esforços para a gradativa adoção de veículos com direção semiautônoma e, em seguida, totalmente autônoma, levaram os grupos automobilísticos a desenvolver pesquisas avançadas altamente custosas, alguns por conta própria e outros em associação com gigantes da informática. Como há muito dinheiro envolvido e altos riscos inerentes ao próprio negócio, o quadro atual de conglomerados deve voltar a se alterar.
Há cerca de dois anos a consultoria Business Insider (BI) fez um levantamento e apontou que 14 grupos automobilísticos controlavam 54 marcas de automóveis e veículos comerciais leves, conforme a ilustração. Pelo critério da BI os grupos Renault e Nissan estão separados pois formam apenas uma aliança. Nesse meio tempo a aliança comprou a russa Lada e a Nissan anexou a japonesa Mitsubishi. Mais cedo ou mais tarde os referidos grupos tendem a se fundir, apesar de resistência do governo francês dono de 20% das ações da Renault.
A Suzuki, que vendeu parte das suas ações para a Volkswagen e as comprou de volta, é a japonesa mais perto de algum grande conglomerado. A Honda afirma querer se manter independente. Duas pequenas japonesas, Mazda e Isuzu, terão dificuldades se não se unirem a um grupo maior.
Semana passada GM e PSA (Peugeot, Citroën, DS e a chinesa Dongfeng) admitiram conversações para venda da alemã Opel e da inglesa Vauxhall (na verdade carros Opel com logotipo próprio e volante do lado direito). O grupo americano perde dinheiro na sua subsidiária europeia há 16 anos e acumula prejuízo de US$ 15 bilhões. Como PSA e Opel já têm parceria para desenvolvimento de duas famílias de modelos, tudo indica que o negócio será fechado, embora não alterasse o quadro mundial de consolidação, pois se trataria de movimento interno.
Especulações, no entanto, rondam os desdobramentos desse fato recente. Pode acontecer de a GM examinar a possibilidade de compra do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles). No ano passado, Sergio Marchionne, principal executivo da FCA, veio a público sugerir tal negociação, mas os americanos ignoraram. Se ficar sem nenhuma presença na Europa, talvez tenha chegado o momento de a GM rever o assunto, como comentado na imprensa especializada dos EUA.
Livre do peso que a Opel/Vauxhall representa, a superfusão formaria o maior conglomerado automobilístico do mundo, como foi a própria GM por 75 anos (1931 a 2005 e em 2011).


fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Alta Roda nº 930   28/2/17
Veja também
Japão faz suas apostas
Japão faz suas apostas por Fernando Calmon em 03/11/2015

Alta Roda nº 861  03.11.2015

HILUX SOBE DE NÍVEL
HILUX SOBE DE NÍVEL por Fernando Calmon em 10/11/2015

Alta Roda nº 862  10.11.2015

ERROS E ACERTOS por Fernando Calmon em 20/10/2015

Alta Roda nº 859    20.10.15

AJUDA EM BOA HORA por Fernando Calmon em 08/12/2015

Alta Roda nº 865   01.12.2015

SEGURANÇA COM MAIS FORÇA por Fernando Calmon em 28/01/2016

Alta Roda nº 873 - 26/1/16

UMA BOA ISCA por Fernando Calmon em 29/02/2016

Alta Roda nº 877 - 23.02.2016

AJUSTE DAS VELAS por Fernando Calmon em 04/03/2016

Alta Roda nº 878  01.03.16

Alta Roda nº 880 15.03.2016 por Fernando Calmon em 17/03/2016

VISÃO CENTENÁRIA

Conflito de Preços por Fernando Calmon em 26/04/2016

Alta Roda nº 885   19.4.2016

CICLO DE RENOVAÇÃO por Fernando Calmon em 26/04/2016

Alta Roda nº 884   12.04.2016

Alta Roda nº 886 26.04.2016 por Fernando Calmon em 03/05/2016

PREGAR NO DESERTO

DIFERENÇAS SUTIS por Fernando Calmon em 20/05/2016

Alta Roda nº 889   17.05.2016

CAMINHO ABERTO por Fernando Calmon em 07/07/2016

Alta Roda nº 896 -  05.07.2016

Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!