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Alta Roda nº 898 19.07.2016

Fernando Calmon 21/07/2016

KICKS NA HORA CERTA

A Nissan precisava mesmo de algo diferenciado para dar impulso às vendas no Brasil e diminuir a ociosidade da fábrica

de Resende (RJ), até agora restrita ao March e ao Versa. A aposta nos SUVs compactos (em cincos anos o segmento

passou de 2% para 10% do mercado), com o lançamento em 5 de agosto próximo do Kicks, veio com o produto certo,

na hora certa. A marca tem pressa. Vai importar do México pelo menos 3.000 unidades/mês e o carro estará disponível

primeiro aqui. No início de 2017 começa a produção brasileira.

O estilo marcantemente rebuscado de um verdadeiro crossover atrai, de fato, a atenção. A frente mostra uma grade

cromada em V, faróis avantajados e “assinatura estilística” em LED (não é DRL). O desenho do teto em leve inclinação e

a solução da coluna traseira lembram o Ranger Rover Evoque, muito bem aceito em todo o mundo. Na tampa traseira

uma série de recortes acompanha o contorno das lanternas em forma de bumerangue. Coeficiente de forma

aerodinâmica (Cx) de 0,34 está entre os melhores do segmento.

Arquitetura reforçada nos locais certos é a mesma do Versa, mas a distância entre-eixos de 2,61 m (1 cm a mais que o

sedã) coincide com a do HR-V. Comprimento igual ao crossover da Honda, largura e altura também muito próximas, não

deixam dúvida sobre o adversário-alvo. O interior do Kicks, porém, é mais ousado e moderno. Além da tela multimídia

de 7 pol., traz como exclusividade no segmento o quadro de instrumentos totalmente digital com 12 configurações. Na

versão de topo SL, única oferecida de início, parte do painel frontal revestida em couro (três cores disponíveis) busca

certo refinamento, mas há ainda grandes áreas de plástico duro. O volante ajustável agora não “desaba” mais ao se

soltar sua trava.

Entre outros recursos eletrônicos, destaca-se o sistema de visão de 360° por meio de quatro câmeras: traseira, frontal e

duas sob os retrovisores externos, sem dispensar o sensor traseiro de obstáculos. O banco traseiro tem ótimo espaço

para joelhos e cabeça. Há dois airbags frontais e quatro laterais. Volume do porta-malas, de 432 litros, também é muito

bom (apenas 5 litros menos que o do HR-V).

O motor de 1,6 litro da linha March/Versa tem 114 cv (3 cv extras) com etanol ou gasolina e torque de 15,5 kgf.m (0,4 a

mais). Taxa de compressão de 10,7:1 poderia ser mais alta. Consumo recebeu nota A do Inmetro: 8,1 km/l na cidade e

9,6 km/l na estrada (etanol); 11,4 km/l e 13,7 km/l, respectivamente, com gasolina. Graças aos 1.142 kg de peso em

ordem de marcha, o Kicks se desloca com alguma desenvoltura, mas o desempenho não é um ponto forte.

Seu câmbio CVT apresenta uma característica interessante. Quando o motorista pisa além da metade do curso do

acelerador, o sistema simula passagem de marchas de automáticos convencionais. Apesar de trocas virtuais lentas,

houve uma evolução em termos de sensações. Os bancos dianteiros oferecem conforto acima da média e o diâmetro de

giro, de apenas 10,2 m, facilita as manobras de retorno e de estacionamento. Faz falta o freio de estacionamento

eletrônico.

Preço desta versão completa é de R$ 89.990, cerca de 10% mais em conta que o HR-V de topo. A briga promete ser boa.

 

RODA VIVA

AINDA sem divulgação pela PSA, os motores turbo avançam na linha de médios-compactos. Citroën C4 Lounge, Peugeot

308 e 408, produzidos na Argentina, não são mais importados com motor aspirado de 2 litros. Agora, apenas o 1,6 L

turbo THP, mais potente e econômico. Todos de olho na média de consumo de frota do Inovar-Auto, a ser declarada em

outubro próximo.

 

POTENCIAL de confusão ainda maior sobre a obrigatoriedade, incorreta no entender da Coluna, de ligar faróis comuns

de dia em rodovias. Alguns modelos novos têm apenas “assinatura” em LED e não faróis DRL que são eficientes e estão

“liberados” com a improvisação de sempre. Faróis de xênon, por exemplo, quase não têm utilidade de dia. Legisladores

se perderam.

 

HYUNDAI HB20 de um litro com turbocompressor é um motor flex que, ao utilizar etanol, tem desempenho claramente

superior. Uma pena não dispor de injeção direta de combustível, que dispensa assistência de partida com gasolina em

dias mais frios. Torque máximo, também por isso um pouco menor, só surge com vigor acima de 2.500 rpm e aí

impressiona bem.

 

PNEUS não param de evoluir, inclusive os de alto desempenho para aros de 17 e 18 pol. como o Pilot Sport 4, da

Michelin. Em provas comparativas do instituto alemão TÜV SÜD esse modelo conseguiu distância de frenagem (80

km/h a 20 km/h) até 2 metros inferior em pista molhada e 1 metro menos no seco (100 km/h a 0 km/h) em relação à

média de outros desse tipo.

 

EMBORA limitado às rodovias federais, a segunda edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro é um

trabalho de alto nível do fabricante de caminhões Volvo (independente da marca homônima de automóveis). Aponta os

trechos mais perigosos, causas dos acidentes e os mais letais, além de tipos de veículos envolvidos.

 

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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