Topo
×
Já temos 4.124 noticias em nosso Acervo! Já passamos de 1 milhão de visitantes.

Certificação é condição para a oficina crescer

Ingo Pelikan 25/05/2016

Hoje a frota brasileira circulante conta com aproximadamente 45 milhões de veículos, dos quais 90% possuem, pelo menos, mais de dois anos de uso. Como todos sabem neste momento de retração, as perspectivas passam longe da renovação da frota. Prova disso é que somente 2 milhões de veículos serão comercializados no Brasil, na previsão para 2016.

Tal cenário representa uma oportunidade para a área de serviços automotivos, que evidentemente tem o compromisso de manter os padrões de qualidade e segurança adotados pelos segmentos produtivos da cadeia, que contemplam das montadoras aos fabricantes de matéria prima, passando pelos sistemistas e o restante da cadeia.

Fato é que o mesmo rigor de exigências deve chegar às concessionárias, lojas de autopeças e centros de reparação. A sensibilidade dos gestores desta área de serviços automotivos precisa ser aguçada para ao mesmo tempo acompanhar as práticas dos segmentos produtivos para a qualidade e a segurança e atender as altas expectativas do cliente final, ou seja, do consumidor.

Neste sentido, é preciso intensificar, com urgência, o movimento para a implantação de um padrão de qualidade em toda a cadeia automotiva. Pensando nisto, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, com o apoio do Sindirepa, desenvolveu um trabalho para avaliação e certificação voluntárias das oficinas de reparação. O Instituto entende que a certificação da qualidade é um método robusto e seguro para aprimorar negócios e aumentar a satisfação dos consumidores.

Nesse setor, toda oficina com pelo menos três funcionários pode ser certificada. O foco é aprimorar e melhorar continuamente os processos, dar suporte técnico aos gestores para que adotem conceitos de empresa na administração de seus negócios e, assim, tenham todo o controle dos processos. 

Uma vez certificada, a oficina colhe resultados – que não são poucos – como o aumento da satisfação dos clientes; a redução dos custos via eliminação dos desperdícios, sejam de tempo, material, mão de obra ou fluxo de trabalho; a ampliação das possibilidades de permanência no mercado; e a maior interação e o comprometimento da equipe.

Mesmo não sendo obrigatória, a certificação é instrumento de segurança para o cliente porque atesta a qualidade dos serviços, afinal toda oficina certificada passa por uma avaliação bem ampla de um órgão imparcial, idôneo e competente sobre todos os pontos de gestão e organização da empresa, o que possibilita ao gestor ter o controle das informações.

Ter processos adequados é diferencial para a empresa não somente se manter no mercado, mas fisgar novos negócios uma vez que a oficina certificada pode prestar serviços para grandes empresas e órgãos públicos. Dessa maneira, a certificação é vista como passaporte para um mercado mais maduro.

O dono do negócio precisa ter consciência porque a certificação voluntária depende muito de querer e acreditar. Além de vontade, precisa ter cabeça de administrador para conseguir enxergar todos esses benefícios. Com mais de 20 anos de experiência, o IQA sabe que os resultados aparecem à medida que os passos são realizados.


Ingo Pelikan é presidente e Sérgio Fabiano é gerente de Serviços Automotivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

Certificação é condição para a oficina crescer
Veja também
Japão faz suas apostas
Japão faz suas apostas por Fernando Calmon em 03/11/2015

Alta Roda nº 861  03.11.2015

HILUX SOBE DE NÍVEL
HILUX SOBE DE NÍVEL por Fernando Calmon em 10/11/2015

Alta Roda nº 862  10.11.2015

ERROS E ACERTOS por Fernando Calmon em 20/10/2015

Alta Roda nº 859    20.10.15

AJUDA EM BOA HORA por Fernando Calmon em 08/12/2015

Alta Roda nº 865   01.12.2015

SEGURANÇA COM MAIS FORÇA por Fernando Calmon em 28/01/2016

Alta Roda nº 873 - 26/1/16

UMA BOA ISCA por Fernando Calmon em 29/02/2016

Alta Roda nº 877 - 23.02.2016

AJUSTE DAS VELAS por Fernando Calmon em 04/03/2016

Alta Roda nº 878  01.03.16

Alta Roda nº 880 15.03.2016 por Fernando Calmon em 17/03/2016

VISÃO CENTENÁRIA

Conflito de Preços por Fernando Calmon em 26/04/2016

Alta Roda nº 885   19.4.2016

CICLO DE RENOVAÇÃO por Fernando Calmon em 26/04/2016

Alta Roda nº 884   12.04.2016

Alta Roda nº 886 26.04.2016 por Fernando Calmon em 03/05/2016

PREGAR NO DESERTO

DIFERENÇAS SUTIS por Fernando Calmon em 20/05/2016

Alta Roda nº 889   17.05.2016

CAMINHO ABERTO por Fernando Calmon em 07/07/2016

Alta Roda nº 896 -  05.07.2016

Autotrends
Fernando Calmon
CRIATIVIDADE AO OUSAR Alta Roda nº 965   31/10/17
Fernando Calmon
CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Alta Roda nº 958 12/9/17
Fernando Calmon
KWID AMPLIA ALTERNATIVAS Roda nº 953  08.08.2017
Como Anunciar ALLTOLOG
Assine nossa newsletter

Receba novidades e ofertas diretamente em seu e-mail! Cadastre-se!